
De acordo com Domingues Filho (1998) algumas dicas importantes para o bom exercício da atividade de personal trainer são:
O trabalho do personal trainer pode ser direcionado para clientes com bom condicionamento físico, atletas, sedentários, obesos, portadores de problemas físicos, posturais ou cardiovasculares.
O trabalho é individual.
Os exercícios devem visar necessidades específicas de cada um. Não tente copiar o treinamento de outras pessoas.
Tenha seu (s) objetivo(s) bem definido (s).
Nenhum profissional capacitado promete resultados espetaculares a curto prazo, nem traça objetivos impossíveis de serem atingidos. Nesses casos, a motivação e a expectativa inicial rapidamente se transformam em frustração e desconfiança.
É necessário uma avaliação física antes de iniciar qualquer tipo de atividade.
Quando preencher qualquer ficha informando sobre a saúde do seu cliente, não esqueça: sinceridade em primeiro lugar!
A diferença entre o personal trainer e o instrutor de academias é o numero de informações e dados que o primeiro dispõe do seu cliente.
O trabalho de um personal trainer pode ser multidisciplinar. Ele pode agir em conjunto com seu médico, nutricionista, psicólogo e outros.
A prática do personal training não exige lugar específico.
O personal deve ser um ouvinte atento para os problemas do cliente e ter boa capacidade de comunicação. O mais interessante nesse tipo de treinamento é o relacionamento pessoal que estabelece entre o cliente e profissional.
O personal deve ser um ouvinte atento para os problemas do cliente e ter boa capacidade de comunicação. O mais interessante nesse tipo de treinamento é o relacionamento pessoal que estabelece entre o cliente e profissional.
A freqüência ideal varia de três a cinco vezes por semana. Em caso de indisponibilidade, pode-se optar por uma atividade moderada que complemente o trabalho. Outra saída é o treinamento prescrito. Isto é, o aluno faz uma ou duas aulas por semana e no restante exercita-se sozinho. Claro que isto vai depender do nível (iniciante, intermediário, avançado) em que o aluno se encontra. Para iniciantes não é muito aconselhável. A ansiedade excessiva pode acabar prejudicando um bom treinamento.
Então lembre-se, quando o cliente optar por um trabalho diferenciado e individualizado, certifique através de uma anamnese, exames e avaliações, que tipo de cliente ele é: Aparentemente saudável, sem fator de risco cardiovascular; Aparentemente saudável, com fator de risco cardiovascular; Portadores de doença cardiovascular. Isso é o mínimo para que você possa fazer um planejamento do condicionamento físico com segurança e respaldo jurídico. Ficando atento a esses detalhes, você será um personal trainer de sucesso!
Besus a todos e MOVIMENTE - SE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo! Movimente-o!